sábado, 12 de junho de 2010


Imagens
Carnaval 2008



















CARNAVAL 2008

UNIVERSIDADE DE SAMBA DO MOSQUEIRO

Sede Tv. Maracajá, Nº. 19, Distrito do Mosqueiro.

TEMA: AMAZÔNIA DO MEU PARÁ.

Ontem, a preparação. Hoje, a realização. Amanhã, a Consumação.

Do Ontem, o que se pode dizer é que, o desfile da UNISAM em 2007, nem havia se concluído na avenida e já se pensava no Carnaval de 2008. O Hoje chegou, a Universidade mais uma vez se preparou para realizar no “PALCO CARNAVALESCO” das Avenidas do Mosqueiro, o maior período momesco de todos os tempos, o qual, indubitavelmente, ficara inapagável nas memórias daqueles que tiverem a oportunidade de assisti-lo. Ai, restará das cinzas, oriundas da quarta-feira, em plena quaresma, a Consumação Provisória de um carnaval indelével, pois a UNISAM, com a certeza absoluta, voltará a brilhar outra vez no carnaval de 2009, com mais alegria e esplendor, valorizando o folclore e dentro desse tema, a Cultura do ribeirinho, do pescador e de todos aqueles que tem o Carnaval como habitat no coração de cada homem do Mosqueiro, do Pará e do Brasil.

AMAZÔNIA DO MEU PARÁ

O Enredo da UNISAM do Carnaval 2008, é dedicado a parte Norte do Brasil. Aborda-se o Pará, este País-Estado, formado por 143 Municípios onde são destaques: A Cidade de Belém considerada como “Metrópole” da Amazônia, contudo, outros Municípios merecem referências, como: Santarém, Castanhal, Bragança, Altamira, Oriximiná Capanema, etc.Ontem, isto é, um dia após o desfile carnavalesco de 2007, toda Nação que compõem a Universidade de Samba do Mosqueiro já estavam a se preocupar com o Enredo, que a UNISAM apresentaria em 2008. Foram variadas as opções pelo Tema Principal e após, uma rigorosa Seleção de Propostas, foi vitoriosa, a Unanimidade, escolhida por um “Júri Popular”, esse tema maravilhoso, chamado, “AMAZÔNIA DO MEU PARÁ”. Feito a escolha, coube aos compositores da Escola, Sr. Oscimar Reis da Silva Trindade e seu filho, Joelson, a confecção, do Samba, o qual é uma mesclagem do Folclore, de todos os Fatores Culturais, que temos neste Torrão Paraense, tais como: A Pororoca, os Rios de Águas Doces, como o majestoso Amazonas, identificado por ser de Caráter Internacional, visto que nasce no Peru; é também o maior rio do mundo em volume d’água, o Tapajós, o Trombeta, o Guamá, e outros.Destaca-se ainda no Enredo, o “Pássaro Negro” de cantar belíssimo, cujo o nome é de Encantar a todos, por sua Trilha Sonora; ou seja o indescritível Uirapuru. O Samba ainda descreve as ondas traçadas pela Pororoca, em especial quando há, o encontro das águas do Tapajó com as do Amazonas e mais próximo de Belém, o mesmo fenômeno ocorre no Município de São Domingos do Capim.

É também de encher os olhos e os ouvidos do “Caboclo Pavolagem”, o mesclado do Samba com o ritmo carimbo que a UNISAM vem cantando e enaltecendo o Folclore e a Cultura do Pará no que tange a tipicidade de músicas, que este País-Paraense exporta para Cosmo.

Os compositores estão de parabéns, quando não esqueceram de exaltar uma das riquezas da Agricultura do Pará que se constitui na produção de “Farinha de Tapioca”, onde o Brasil inteiro se alimenta dela, todavia, é bom ressalvar, que para saborear a Tapioca temos que plantar e colher a Mandioca, como tão bem, acertadamente, concluíram os compositores do Samba.

A UNISAM em 2008 foi buscar o TRABALHO serio de um Político, nosso caboclo, de origem humilde e de caráter exemplar, cabendo a responsabilidade de espelhar na Avenida, precisamente na Vila do Mosqueiro, a pessoa do Deputado Paraense Sr. Dr. César Colares, que foi enaltecido pelo Compositor, Sr. Oscimar Reis da Silva Trindade, como sendo, Exemplo de Cidadão, é o Guerreiro da Cultura, da Justiça e da Educação. É exemplo de Parceiro e não costuma deixar a sós os seus pares. César Colares é figura indelével na Região Metropolitana de Belém, como: Benevides, Santa Bárbara, Mosqueiro e ainda na Ilha do Marajó; todavia, seu destaque maior, deve-se ao Invejoso Trabalho que ele e sua esposa, MARISE COLARES, executaram no Município de Santa Bárbara e na Ilha do Mosqueiro.Já foi eleito por diversas vezes, Deputado Estadual no Pará, sendo líder nos Governos do Sr. DR. Almir Gabriel e Dr. Jatene, merecendo a Eterna Lembrança, que a UNISAM presta neste Carnaval de 2008, como uma Parcela Mínima do Trabalho, que prestou ao Mosqueiro e ao Pará.

A UNISAM no Carnaval de 2008 traz, aproximadamente 2.500 brincantes, divididos em várias Alas, compondo o que chamamos de “Planta Baixa”, constituída por : INTÉRPRETES, COMISSÃO DE FRENTE, CARROS ABRE-ALAS, BATERIA, PORTA-ESTANDARTE, MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA, ALEGORIAS, ALAS DAS BAIANAS, e outros apetrechos carnavalescos.

Nossos parabéns a todos aqueles, “Imortais Lutadores”, que compõem a Diretoria da UNISAM, nas pessoas da: Sra. Presidenta, Domingas Rodrigues Carneiro, do Vice-Presidente Sr. Rodrigo dos Santos Trindade, o Diretor de Enredo, Sr. Gouveia Júnior, dos Intérpretes e Compositores: Baiano e Joelson; ao Secretario Geral, Sr. Edmilton Pinto Sampaio, ao Sr. Tesoureiro, Armando Amaral Nunes, aos Diretores de Comunicação, nas pessoas do Sr. Ferdinando Carvalhos Begot, Ronaldo Leal e Hugo Vale; aos Diretores de Animação: Lena Vânia Martins Nunes, José Milton de Lima Sampaio Neto e Maria do Socorro Correia Coelho; ao Conselho Fiscal, na pessoa de: Cláudia de Fátima Nunes Ferreira, Oscimar Reis da Silva Trindade, Cleicirema dos Santos Trindade e Zélia Marta Lima dos Santos Amaral, ao incansável Diretor de Artes, Sr. Matheus Conceição, bem como nossas felicitações ao digno Assessor Jurídico e de Imprensa, Dr. Élson Soares; extensivo ao digno Intérprete Especial da UNISAM, Dr. Rubens Mota, o “Anormal do Samba”, do “Brega” da “Saudade” e brevemente do Carnaval.

A UNISAM apos ter galgada a categoria de Universidade, vem prestando sinceras homenagens aos “Homens de Bens”, que trabalham em prol do engrandecimento do Pará e nessa linha, no Carnaval de 2006 prestou homenagem ao MM. Juiz de Direito da Comarca de Belém, Dr. Mairton Carneiro, por sua brilhante atuação no Poder Judiciário Paraense, como verdadeiro “Amante do Direito”, distribuindo Justiça, a quem busca, por esse “Substantivo Abstrato”.

No Carnaval de 2007 a UNISAM prestou sua homenagem a um Paraibano-Paraense, Sr. Fernando Ferreira, o qual foi condecorado pela Assembléia Legislativa da nossa Terra, como Cidadão Paraense, pelo grande trabalho que realiza, na Industria Pesqueira, no Município de Vigia- Pará.

Concluindo essa SINOPSE queremos dizer que o Carnaval da Universidade de Samba de Mosqueiro para o ano de 2008, esta sendo custeado através de patrocínios pessoais de amigos da UNISAM e possivelmente com subvenção da Prefeitura Municipal de Belém, a Agencia Municipal do Mosqueiro e harmonicamente com a fundação Cultural do Município de Belém – FUMBEL.

Ainda complementando o epílogo do enunciado, a UNISAM agradece gentilmente a enorme contribuição que sempre recebe do digno promotor de Justiça do Estado do Pará, atualmente aposentado do cargo, mais em atividade como advogado, Dr. Miguel Vilhena e sua dileta esposa, Sra. Iolanda, que não medem esforços e doam toda quantidade de tecido, para a confecção das fantasias, que dão o brilho na avenida à Universidade.

Disponível em: http://www.unisam.net/site/15/pg3.asp

Pesquisa em 12/06/2010


UNISSAM-UNIVERSIDADE DE SAMBA DO MOSQUEIRO

HISTÓRICO

Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e  depois em Mostrar Imagem.

Discurso.

Senhoras e Senhores

É com muita satisfação, que hoje profiro algumas palavras como Presidente do Conselho da Ordem do Mérito da Ilha Verde, e o faço com muita alegria no coração, a qual quero dividir com todos os presentes e principalmente com os agraciados.

Esta alegria, faz com que faça-se um vídeo taipe na mente, relembrando, como iniciou-se a UNIVERSIDADE DE SAMBA DO MOSQUEIRO – UNISAM.

E o seu início, deu-se com uma brincadeira de alguns amigos, dentre eles o saudoso Sebastião Carlos de Lima, o Armando Amaral, o Oscimar Trindade, mas conhecido como Baiano. Ocasião em que na época do Carnaval, saiamos com outros componentes pelas ruas do bairro do maracajá, em um bloco conhecido como “papa xana”, e isto se deu, por um período de três anos.

Desta brincadeira, passamos a pensar em uma coisa mais séria, isto porque, entendíamos àquela época que o carnaval do Mosqueiro, estava declinante, ou seja, quase à falência, e nós como admiradores e moradores do Mosqueiro, não poderíamos deixar que o carnaval falecesse.

Daí em diante, passamos a manter reuniões periódicas, com a intenção de elevarmos o carnaval do Mosqueiro e para tanto, fundamos, não uma escola de samba, mas sim, uma UNIVERSIDADE DE SAMBA, com o intuito de alavancar o carnaval do Mosqueiro, fazendo com que o mesmo voltasse a ser o que outrora fora.

E para preparar a fundação da Universidade, criamos o bloco ARRASTÃO DO MOSQUEIRO, o qual no ano de 2004, arrastou cento e vinte brincantes (120).

Após o ano de 2004, fundamos a UNIVERSIDADE DE SAMBA DO MOSQUEIRO, o que hoje chamamos carinhosamente de UNISAM.

Sendo que para chegarmos a fundação da UNISAM, tivemos a participação de algumas pessoas, que obrigatoriamente tenho que nesta ocasião relembrar:

WLADIMIR COSTA, homem que tudo fez para a fundação da ONG, inclusive, junto com a sua equipe, criando o seu Estatuto.

OSCIMAR DA SILVA TRINDADE, conhecido no mundo carnavalesco como BAIANO, homem tinente, sério e trabalhador e que até este ano, foi o nosso compositor e cantor de nossos sambas enredos, deixou a UNIVERSIDADE DE SAMBA DO MOSQUEIRO, devido as vicissitudes da vida, mas não poderia a UNIVERSIDADE de jeito algum deixar de enaltecer a figura do BAIANO, como pai, como amigo, como compositor, como cantor e principalmente, como pessoa ligada ao samba da Unisam.

Também é bom lembrar a participação do nosso eterno tesoureiro ARMANDO AMARAL NUNES, de sua esposa ZÉLIA, os quais com muita tranqüilidade e zelo cuidam das finanças da Universidade, contribuindo para o seu engrandecimento.

É bom que se faça uma lembrança, bem especial, a uma pessoa, que tudo faz, e vem fazendo, pelo engrandecimento de nossa Universidade, que é a Diretora Lena Vânia Nunes, porquanto, a mesma por ocasião das grandes dificuldades por que passam as escolas de samba, não mede esforços para fazer com que a UNISAM desfile linda e maravilhosa no carnaval do Mosqueiro, chegando ás vezes, inclusive, a não participar dos desfiles por problemas de doença, mas no próprio leito onde encontra-se acamada, isto depois, torno a lembrar de tudo fazer para colocar a escola em seus colossais desfiles, fica torcendo para que tudo corra bem. Continue assim, Lena Vânia, pois sabemos de sua perseverança e de seu amor pela Universidade do Samba de Mosqueiro.

Necessário se faz, lembrar os companheiros fundadores, os quais prefiro não nominá-los com receio de praticar injustiças, sendo que estes, juntamente comigo, fizeram com que a UNISAM seja, o que é hoje.

Finalmente, é momento também de agradecer, principalmente aos nossos patrocinadores, nas pessoas de um FERNANDO FERREIRA, homem paraibano, que veio para o PARÁ e aqui implantou o seu negócio no ramo de peixe, e devido a este negócio, hoje, o mesmo chegou a presidência do CONEP e a sua participação junto a UNISAM é tão grandiosa, pois dentro do prazo de sua existência, vem participando dos carnavais, tanto com sua contribuição pecuniária, como sua presença nos desfiles da Universidade, porquanto, no ano de 2006 foi o nosso homenageado.

Também é bom agradecer a figura do deputado estadual CEZAR COLARES, o qual vem contribuindo para o engrandecimento da UNISAM e com o carnaval do Mosqueiro.

É necessário agradecer as pessoas dos meus amigos, e amigos da UNISAM: AFONSO MONTEIRO, EDSON JUNQUEIRA, WALTER COSTA, ELSON SOARES, RONALDO LEAL, CLÁUDIA FERREIRA, EDMILTON SAMPAIO, MILTINHO, CLEICIREMA, ROBERTO GONÇALVES DE MOURA, ODACYL CATTETE, JOSÉ TORQUATO DE ALENCAR, GOUVEIA JUNIOR, MIGUEL LOBATO DE VILHENA, O COMPANHEIRO WASHIGTON, DJALMA MELO, RUBEM PAIXÃO, bem como, ao abnegado vice-presidente da UNISAM FERDINANDO BEGOT, assim como a todos os brincantes e participantes de outros projetos dos quais a UNISAM é organizadora.

Finalmente, quero conclamar a todos os presentes, bem como, a toda comunidade deste Ilha Verde chamada Mosqueiro, que vá ao site da ORM, para votar na UNISAM, na promoção da rádio Liberal AM, isto porque, é a única escola do Mosqueiro que está participando de tal concurso, concorrendo ao título de melhor escola de samba do município de Belém.

Ainda finalmente, quero neste momento solene lembrar uma estrofe de um dos melhores sambas do carnaval da UNISAM, aonde o então compositor da escola BAIANO homenageou este que vos fala, e ele dizia o seguinte:

“... E o ciclo, e da borracha Leopoldo pulou, Vargas, Augusto, balsa e ponte e o Judiciário Mairton exaltou....”

Por último, quero agradecer a uma mulher maravilhosa que muito vem engrandecendo a UNISAM, uma vez que ela, além de ser a minha esposa é a presidente da UNISAM, senhora DOMINGAS RODRIGUES CARNEIRO, para a qual o peço uma salva de palmas.

O MEU MUITO OBRIGADO.

Disponível em: www.unisam.net/site/15/pg3.asp
Pesquisa em: 12/06/2010