Imagens
Carnaval 2008
CARNAVAL 2008
UNIVERSIDADE DE SAMBA DO MOSQUEIRO
Sede Tv. Maracajá, Nº. 19, Distrito do Mosqueiro.
TEMA: AMAZÔNIA DO MEU PARÁ.
Ontem, a preparação. Hoje, a realização. Amanhã, a Consumação.
Do Ontem, o que se pode dizer é que, o desfile da UNISAM em 2007, nem havia se concluído na avenida e já se pensava no Carnaval de 2008. O Hoje chegou, a Universidade mais uma vez se preparou para realizar no “PALCO CARNAVALESCO” das Avenidas do Mosqueiro, o maior período momesco de todos os tempos, o qual, indubitavelmente, ficara inapagável nas memórias daqueles que tiverem a oportunidade de assisti-lo. Ai, restará das cinzas, oriundas da quarta-feira, em plena quaresma, a Consumação Provisória de um carnaval indelével, pois a UNISAM, com a certeza absoluta, voltará a brilhar outra vez no carnaval de 2009, com mais alegria e esplendor, valorizando o folclore e dentro desse tema, a Cultura do ribeirinho, do pescador e de todos aqueles que tem o Carnaval como habitat no coração de cada homem do Mosqueiro, do Pará e do Brasil.
AMAZÔNIA DO MEU PARÁ
O Enredo da UNISAM do Carnaval 2008, é dedicado a parte Norte do Brasil. Aborda-se o Pará, este País-Estado, formado por 143 Municípios onde são destaques: A Cidade de Belém considerada como “Metrópole” da Amazônia, contudo, outros Municípios merecem referências, como: Santarém, Castanhal, Bragança, Altamira, Oriximiná Capanema, etc.Ontem, isto é, um dia após o desfile carnavalesco de 2007, toda Nação que compõem a Universidade de Samba do Mosqueiro já estavam a se preocupar com o Enredo, que a UNISAM apresentaria em 2008. Foram variadas as opções pelo Tema Principal e após, uma rigorosa Seleção de Propostas, foi vitoriosa, a Unanimidade, escolhida por um “Júri Popular”, esse tema maravilhoso, chamado, “AMAZÔNIA DO MEU PARÁ”. Feito a escolha, coube aos compositores da Escola, Sr. Oscimar Reis da Silva Trindade e seu filho, Joelson, a confecção, do Samba, o qual é uma mesclagem do Folclore, de todos os Fatores Culturais, que temos neste Torrão Paraense, tais como: A Pororoca, os Rios de Águas Doces, como o majestoso Amazonas, identificado por ser de Caráter Internacional, visto que nasce no Peru; é também o maior rio do mundo em volume d’água, o Tapajós, o Trombeta, o Guamá, e outros.Destaca-se ainda no Enredo, o “Pássaro Negro” de cantar belíssimo, cujo o nome é de Encantar a todos, por sua Trilha Sonora; ou seja o indescritível Uirapuru. O Samba ainda descreve as ondas traçadas pela Pororoca, em especial quando há, o encontro das águas do Tapajó com as do Amazonas e mais próximo de Belém, o mesmo fenômeno ocorre no Município de São Domingos do Capim.
É também de encher os olhos e os ouvidos do “Caboclo Pavolagem”, o mesclado do Samba com o ritmo carimbo que a UNISAM vem cantando e enaltecendo o Folclore e a Cultura do Pará no que tange a tipicidade de músicas, que este País-Paraense exporta para Cosmo.
Os compositores estão de parabéns, quando não esqueceram de exaltar uma das riquezas da Agricultura do Pará que se constitui na produção de “Farinha de Tapioca”, onde o Brasil inteiro se alimenta dela, todavia, é bom ressalvar, que para saborear a Tapioca temos que plantar e colher a Mandioca, como tão bem, acertadamente, concluíram os compositores do Samba.
A UNISAM em 2008 foi buscar o TRABALHO serio de um Político, nosso caboclo, de origem humilde e de caráter exemplar, cabendo a responsabilidade de espelhar na Avenida, precisamente na Vila do Mosqueiro, a pessoa do Deputado Paraense Sr. Dr. César Colares, que foi enaltecido pelo Compositor, Sr. Oscimar Reis da Silva Trindade, como sendo, Exemplo de Cidadão, é o Guerreiro da Cultura, da Justiça e da Educação. É exemplo de Parceiro e não costuma deixar a sós os seus pares. César Colares é figura indelével na Região Metropolitana de Belém, como: Benevides, Santa Bárbara, Mosqueiro e ainda na Ilha do Marajó; todavia, seu destaque maior, deve-se ao Invejoso Trabalho que ele e sua esposa, MARISE COLARES, executaram no Município de Santa Bárbara e na Ilha do Mosqueiro.Já foi eleito por diversas vezes, Deputado Estadual no Pará, sendo líder nos Governos do Sr. DR. Almir Gabriel e Dr. Jatene, merecendo a Eterna Lembrança, que a UNISAM presta neste Carnaval de 2008, como uma Parcela Mínima do Trabalho, que prestou ao Mosqueiro e ao Pará.
A UNISAM no Carnaval de 2008 traz, aproximadamente 2.500 brincantes, divididos
Nossos parabéns a todos aqueles, “Imortais Lutadores”, que compõem a Diretoria da UNISAM, nas pessoas da: Sra. Presidenta, Domingas Rodrigues Carneiro, do Vice-Presidente Sr. Rodrigo dos Santos Trindade, o Diretor de Enredo, Sr. Gouveia Júnior, dos Intérpretes e Compositores: Baiano e Joelson; ao Secretario Geral, Sr. Edmilton Pinto Sampaio, ao Sr. Tesoureiro, Armando Amaral Nunes, aos Diretores de Comunicação, nas pessoas do Sr. Ferdinando Carvalhos Begot,
A UNISAM apos ter galgada a categoria de Universidade, vem prestando sinceras homenagens aos “Homens de Bens”, que trabalham em prol do engrandecimento do Pará e nessa linha, no Carnaval de 2006 prestou homenagem ao MM. Juiz de Direito da Comarca de Belém, Dr.
No Carnaval de
Concluindo essa SINOPSE queremos dizer que o Carnaval da Universidade de Samba de Mosqueiro para o ano de 2008, esta sendo custeado através de patrocínios pessoais de amigos da UNISAM e possivelmente com subvenção da Prefeitura Municipal de Belém, a Agencia Municipal do Mosqueiro e harmonicamente com a fundação Cultural do Município de Belém – FUMBEL.
Disponível em: http://www.unisam.net/site/15/pg3.asp
Pesquisa em 12/06/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário