Belém, 07/03/2011 15h31
Por Izabelle Araújo / Fotos: Adriano Magalhães
Marchinhas de carnaval, bandas de fanfarras, sambas-enredo e tecno melody animaram os foliões, neste último domingo (06), na Praça Matriz de Mosqueiro. A festa, iniciada no final da tarde, reuniu mais de 100 mil brincantes, desde o público infantil até a terceira idade.
Segundo o coordenador do carnaval da ilha, Manoel Benites, da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), este ano a festa já ultrapassa todas as expectativas. “A ilha está lotada, este ano estamos com um ponto positivo a mais que é a ausência de chuva, pois além dos brincantes dos blocos é possível observar muitos grupos familiares”, diz Benites.
Para os que curtem o carnaval tradicional, a festa foi completa. As quatro escolas de samba da bucólica desfilaram e arrancaram elogios do público. “Eu amo carnaval, gosto do brilho, do samba, das cores. Esta é a primeira vez que venho em Mosqueiro, e aqui pude perceber uma mistura maravilhosa, mas tudo se resume em uma palavra: alegria”, afirma a pernambucana Marlene da Silva, que tem família em Belém, mas não visitava a capital havia mais de 15 anos.
Os que preferem o Tecno Melody, puderam aproveitar para dançar com a Banda Companhia do Tecno, Banda Carisma e Banda TDB, que cantou os atuais sucessos das rádios de Belém.
Para prevenção e combate as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), foram distribuídos preservativos e folderes educativos aos brincantes. A ação faz parte da programação de carnaval da Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Belém). A meta é orientar mais de 50 mil foliões em Belém, nos portões de embarque e desembarque no terminal rodoviário, incluindo os balneários de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Ilha de Cotijuba.
Além da distribuição dos preservativos e informativos, a Sesma levou até o palco central uma banda eclética que animou a população e falou várias mensagens educativas, com o intuito de alertar e prevenir a população para que curta o carnaval com segurança e responsabilidade.
Para Joaquim Pereira, de 59 anos, que sempre passa o carnaval na Ilha de Mosqueiro, esse tipo de ação é positiva. “Carnaval é muito bom. É sem dúvida sinônimo de alegria, mas precisa ser curtido com responsabilidade. Esse tipo de alerta é fundamental, apesar dos esclarecimentos muitos ainda não têm a consciência da prevenção” enaltece.
Na segunda-feira (07), a programação na ilha ficará por conta do Concurso de Drag Queem, que acontecerá a partir das 22h no Palco Central. Também acontecerá a continuação dos desfiles de sete Blocos Carnavalescos do Grupo A.
MAIS NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário